sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Resenha: Belinda e seu "Catarsis"

Belinda, apesar de seus 23 anos, já é um dos grandes nomes da música pop latina. Em seu primeiro álbum, aos 14 anos, ela vendou mais de 2 milhões de cópias, teve uma turnê super bem sucedida e tornou-se não apenas uma promessa, mas como também a maior estrela da música teen. Dois anos depois ela se consolidou como cantora e compositora ao lançar o álbum "Utopia", deixando a imagem de adolescente de lado e mergulhando no som do momento fazendo um pop-rock de qualidade mas sem abandonar o pop puro. As baladas no álbum eram o grande destaque como "Luz sin gravidad". O álbum acabou conseguindo uma indicação ao Grammy Latino, mostrando a força que ela tinha apesar dos 16 anos de idade. Depois veio um hiatos de quase 4 anos sem nenhum material da cantora e ela anunciou o lançamento de "Carpe Diem", um álbum aquém do esperado após o álbum anterior, mas que veio com a forte "Egoísta", parceria com o rapper Pitbull. Agora, em 2012 ela se prepara para lançar seu quarto álbum, "Catarsis" e Belinda  está caindo nos mesmos erros que cometeu no álbum anterior: falta de organização na divulgação, lançamento de músicas, de álbum e vídeos. O cd já vazou praticamente todo e só será lançado em 2013, mas  como eu não aguento mais guardar minha opinião sobre o mesmo, vou fazer uma pequena review.
"En el Amor Hay Que Perdonar" foi a primeira música de trabalho oficial divulgada pela cantora. É uma música que lembra muito o som que ela fez em "Carpe Diem". É um eletrônico levemente melancólico  mas que ao mesmo tempo tem um toque de praia, cor, sol... Ou tudo isso pode ser a impressão que o clip me deixou! rsrs Achei um single de come back bem fraco, mas válido. A versão balada da mesma é muito boa e teve um resultado interessante.



Em seu álbum anterior, Belinda declarou que antes de realmente se aventurar em uma carreira internacional, ela queria se consolidar no mercado latino. Ela acabou falhando um pouco no seu objetivo, visto que apenas "Egoístas" fez sucesso real e de novo território só o Brasil mesmo que foi conquistado. Aprendendo a lição ela resolveu se arriscar em ritmos mais latinos em "Catarsis". Até agora três faixas vazaram nesse estilo: "Como Si Fuéramos Novios" é uma típica música dor-de-cotovelo que junto com o instrumental se torna extremamente regional e brega, mas que deve cair muito bem em uma versão acústica.  A última a cair na rede foi "Con Los Ojos Cerrados" que tem uns tons eletrônicos em meio a sons latinos que lembra um pouco o que Shakira fez no último álbum em "Rabiosa" e "Addicted to You". "Aguardiente" é a música com mais cara de hit latino. A música é jovem, dançante e praiana ao mesmo tempo embalando a vontade da cantora em encher a cara para esquecer o ex. A versão final terá a participação do rapper El Cata, estou ansioso para ver-la completa.



Encerrada essa parte latina, entremos na parte mais romântica do álbum na qual Belinda sempre foi muito feliz. Nesse álbum ela não faz feio e traz uma balada dramática totalmente em dubstep na "Bailaria Sobre El Fuego". É algo que eu não imaginava Belinda fazendo, mas percebe-se a vontade de internacionalizar o seu som e não ficar limitada a um único estilo. Já "Litost" é aquela canção que você imagina tocando nas rádios, nas novelas, nos filmes e todo mundo chorando e cantando durante um show. É a melhor música romântica dela desde o "Utópia".



Agora chegamos na parte world domination. Belinda não é boba e sabe que tem potencial para conquistar países de língua inglesa e que para entrar no mercado deles nada melhor que mergulhar no som deles. "Dame Más" para mim é a música mais arriscada feita pela Belinda até hoje. A cantora mergulha na música eletrônica como poucas cantoras pop fizeram. Aqui as batidas foram feitas para pista, porém sem soar genéricas, e aliam-se aos vocais mais diversificados feitos pela Belinda até hoje. Não vejo ela fazendo sucesso como single, mas seria muito interessante vê-la tocar nas pistas. "I Love You Te Quiero" foi escolhida como segundo single do álbum e é mais uma parceria da cantora com Pitbull. A faixa consegue ser mais forte e comercial que "Egoísta", sendo a cara do que anda tocando nas rádios pelo mundo. Acredito que a versão inglês faça bastante sucesso por aqui!



Por fim, tem a faixa bônus que já foi número 1 duas semanas seguidas lá na Espanha: "Te Voy a Esperar", parceria com o cantor Juan Magan para a trilha de uma animação espanhola que está fazendo imenso sucesso por lá.


Resumo da história: esse novo álbum da Belinda tinha tudo para fazer um grande sucesso e tirar essa imagem que ainda é impregnada nela de artista teen. Porém os atrasos e a divulgação levada nas coxas atrapalham o crescimento da cantora. Se Belinda quer se consolidar e virar uma grande artista como tem potencial para ser, é preciso um direcionamento mais forte. Não basta ter amigos importantes que a ajudam como Dolce&Cabana, Pitbull ou Jared Leto se não há uma posição profissional que demonstre todo esse potencial. Sei que a culpa não é da cantora apenas, e sim de sua equipe e gravadora, mas é necessário entrar num consenso para Belinda não ficar apenas no "artista que poderia acontecer".

Um comentário:

  1. UAU! arrasou no comentário sobre a Beli. Eu acompanho ela desde de sempre, porque sempre achei que ela tem tudo pra fazer sucesso. Mas falta alguma coisa... Você citou coisas, que realmente devem ser vistas com mais atenção por ela.

    ResponderExcluir