sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Top 25 Álbuns de 2011

Chegamos ao último mês do ano e junto com eles vem as listinhas dos melhores do ano. A primeira lista que o My Box Mix traz é a dos melhores álbuns em 2011.
Obs: estou levando em consideração apenas aqueles que foram lançados a partir do mês de Janeiro.


1 - Adele - 21: De longe, este é o melhor e mais importante álbum do ano. Até agora é o mais vendido de 2011. Graças ao "21", Adele estourou pro mundo e foi um dos nomes mais comentados. O álbum é uma mistura de Pop, R&B e Soul, repleto de músicas com qualidade, mas ao mesmo tempo comercial. Destaques: "Rolling in the Deep", "Set Fire to the Rain", "Someone Like You", "Rumour Has It" e "Turning Tables".




2- Britney Spears - Femme Fatale: Se Adele mereceu a primeira posição pela qualidade, Britney merece o segundo lugar pelo álbum mais dançante e mais bem produzido do ano. Não é um cd que vai te fazer refletir, mas vai fazer você dançar com certeza. As batidas, a melodia... tudo foi milimetricamente produzido para se encaixar na voz da Britney. É o tipo de cd que você não pula uma faixa. Destaques: "Till the world ends", "Inside out", "Gasoline", "Criminal", "Up n' down" e "He about to loose".



3- Foster the People - Torches: Álbum dono do maior hit indie do ano. Foster People apresenta um pop-indie bem comercial e gostoso. Às vezes veraneio, outrora pronto pra ser escutado em festas, na praia, entre amigos... "Torches" cai bem em qualquer situação. Destaques:"Pumped Up Kicks", "Call It What You Want", "Helena Beat", "Waste" e "Houdini"




4- Nicola Roberts - Cinderella's Eyes: Quando Nicola anunciou o lançamento do seu primeiro álbum solo, muitos olharam torto e até riram. Mas bastou ela lançar o seu primeiro single para ganhar um baita burburinho. Veio então o segundo e o "Cinderella's Eyes" se tornou um dos álbuns mais esperados do ano vindo da Europa. Bem, ele foi lançado e não decepcionou de modo álbum. Com um ar mais underground, o álbum é ovacionado pela crítica e blogs especializados afora. Destaques: "Beat of My Drum", "Lucky Day", "Yo-yo", "Porcelain Heart", "Gladiator" e "Cinderella's Eyes"


5 - Wiz Khalifa - Rolling Papers: De longe um dos que eu mais escutei durante o ano, o que é chocante visto que não sou fã de rap. O álbum debute de Wiz Khalifa é um excelente álbum, meio melódico e pop, mas sem perder a origem do Hip-Hop. Destaques: "Black and Yellow", "Roll Up", "When I’m Gone", "Wake Up" e "Fly Solo".






6 - Jessie J - Who You Are: Jessie J já inciou o ano como a grande promessa do ano. E apesar de ela não ter se tornado o nome do ano e muito menos a grande a revelação, visto que o ano foi dos retornos, ela nos trouxe um álbum pop gostoso de ouvir e com qualidade. Destaques: "Price Tag", "Nobody's Perfect", "Do It Like A Dude", "Who You Are", "Domino" e "Who's Laughing Now".

7 - Rihanna - Talk That Talk: Quando anunciaram um novo álbum da Rihanna, todos ficaram em choque. E isso aconteceu pois ele foi anunciado antes de seu último cd completar um ano. Acabou que "Talk That Talk" parece uma continuação de "Loud", ou seja, tão bom quanto. Destaques: "You Da One", "Where Have You Been", "We Found Love", "Talk That Talk" e "Roc Me Out".





8 - Foo Fighters - Wasting Lights: Para quem curte um rock de qualidade e não esse som mais adolescente apresentado pelas novas bandas, o Foo Fighters de fato deu um presentão esse ano. O seu último álbum é praticamente uma viagem no tempo, em que somos mergulhados no rock dos anos 90. Destaques: "Rope", "Walk", "Arlandria" e "White Limo".





9 - Lady GaGa - Born This Way: Muitos devem estar se perguntando porque o álbum promessa do ano ficou em uma posição tão baixa. A resposta é simples: culpa da GaGa. Quem manda ela criar tanta expectativa nas pessoas? O álbum simplesmente não supriu aquilo que ela tanto falava. Mas o álbum é bom, tem seus momentos ótimos (como a estrutura mais sombria e oitentista do álbum), outros nem tato (como a faixa "Judas"). No quesito composição das letras, Lady GaGa foi muito feliz, porém, acho que os arranjos e melodias pecaram um pouco, às vezes exageradas parecendo uma salada. Destaques: "Marry The Night", "Scheiße", "The Edge Of Glory", "Yoü and I", "Bad Kids", "Heavy Metal Lover" e "Born this way".

10 - Kelly Clarkson - Stronger: Minha querida gordita voltou e em ótima forma. Kelly Clarkson volta ao som que a consagrou e lança seu melhor álbum desde "Breakway".  Com faixas animadas e aquelas baladas maravilhosas que só ela pode fazer. Destaques:"Mr. Know It All", "What Doesn't Kill You (Stronger)", "Dark Side", "Einstein" e "I Forgive You".





11 - The Strokes - Angles: De longe The Strokes é uma das bandas mais celebradas da cena indie desde que surgiram e seu terceiro álbum veio para firmar isso. As músicas são excelentes e é presença garantida em qualquer festa alternativa que se tenha por aí. Destaques: "Machu Picchu", "Under Cover Of Darkness", "Taken For A Fool" e "Call Me Back".





12 - Nicole Scherzinger - Killer Love: Esse é o álbum que eu chamaria de salvador. Nicole, que ficou muito apagadinha depois da saída das The Pussycat Dolls, voltou a ser destaque com o lançamento de "Killer Love". O álbum repleto de músicas feitas pras pistas e rádios é bem produzido, com uma boa performace da cantora e letras bem "sujinhas". Destaques: "Poison", "Right there", "Wet", "Don't Hold Your Breath", "Killer Love" e "Power's Out".




13 - John Kip - Adjustable: Agora um cd de um brasileiro pra mudar um pouquinho essa de só álbum internacional é bom! John Kip é dono de uma voz profunda e invejavel. Já teve algumas músicas suas em novelas da Globo e lançou seu primeiro álbum  esse ano. O legal de "Adjustable" é que possui versões em inglês de músicas em português como "Primeiros erros" dos Paralamas. Eu gosto do cd como um todo então vai foi difícil escolher os destaques. Destaques: "Adjustable", "A Place In The Sun", "Find Me" e "Think Of Me".



14 - Jennifer Lopez - Love?: Com um dos maiores hits de 2011, "Love?" é o que podemos denominar de álbum de retorno da J. Lo. Com uma mistura de músicas dançantes e baladas, além de um toque de latinidade, é um bom álbum apesar de não ser o melhor da carreira de Jennifer. Destaques: "On The Floor", "I'm Into You", "(What Is) LOVE?", "Papi", "One Love", "Invading My Mind" e "Hypnotico".





15 - Coldplay - Mylo Xyloto: Sempre que os caras do Coldplay lançam um álbum, é impossível eles não figurarem nas listas de melhores do ano. Dessa vez não foi diferente e aqui estão. O diferencial desse álbum para os anteriores, é o ar menos pesado e mais alegre, trazendo até a cantora Rihanna para uma das faixas, mas sem perder a essência da banda. Destaques: "Hurts Like Heaven", "Every Teardrop Is a Waterfall", "Paradise", "Major Minus" e "Princess Of China".




16 - Wynter Gordon - With the Music I Die: O melhor álbum dance/pop do ano de longe. Wynter chegou devagarinho, mas conquistou o meu coração. Com faixas produzidas por Ace of Base, David Guetta e outros, esse álbum é praticamente uma obra de arte da música pop para pistas de dança. Destaques: "Dirty Talk", "Til Death", "Buy My Love", "Still Getting Younger", "Rumba" e "Back To You".





17 - Christina Perri - Lovestrong: A música "Jar of Hearts", lançada no ano passado, já previa o álbum que estava por vir. Um álbum forte, com letras que não são rasas, e sim profundas. Um álbum com construção quase tão boa quanto o Adele, mas com ar de iniciante. Destaques: "Jar of Hearts", "Arms", "Bang Bang Bang".





18 - Hurts - Happiness: Esse é o melhor álbum alternativo do ano e um dos mais celebrados. Com um ar bem diferente do que estamos acostumados, Hurts conquistou várias pessoas pelo mundo com esse álbum. Destaques:"Wonderful Life", "Silver Lining", "Blood, Tears & Gold" e "Better Than Love".






19 - Natalia Kills - Perfection: Mais um álbum subestimado pelas rádios e público. Natalia Kills tem um dos melhores álbuns pop do ano. Apesar de não ser A cantora como uma Adele, suas músicas possuem um tom sombrio e letras sarcásticas em alguns momentos que fez com que o álbum esteja aqui. Destaques:"Wonderland", "Free", "Zombie", "Love Is A Suicide" e "Kill My Boyfriend".




20 - Wanessa - DNA: Muitos me condenarão por colocar esse álbum aqui, mas para mim é um ótimo álbum pop. Para uma produção brasileira, este cd não deve em nada ao mercado exterior. Podemos ver claramente referencias de Madonna, Kylie Minogue, Ke$ha e outros, mas sem soar cópia. Destaques: "DNA", "Falling For U", "Sticky Dough", "Get Loud!", "Blow Me Away" e "Blind Faith".




21 - Red Hot Chili Peppers - I'm With You: Mais um álbum de rock de uma banda super conceituada pela gente. O álbum é aquela coisa de sempre que o Red Hot tem né? Um ótimo álbum pra quem curte o estilo dos caras. Destaques: "Dance, Dance, Dance", "Brendan's Death Song", "The Adventures of Rain Dance Maggie" e "Factory of Faith".






22 - Panic! At the Disco - Vices & Virtues: Depois de mudarem radicalmente a linha inicial no "Pretty. Odd", parece que o Panic! voltou ao som que os fizeram ser reconhecidos no mundo. Isso acarretou em um ótimo álbum, repleto de hits. Destaques: "The Ballad of Mona Lisa", "Ready to Go (Get Me Out of My Mind)" e "Hurricane".






23 - Ellie Goulding - Lights: Essa é a versão americana do excelente álbum de estreia da britânica Ellie Goulding. O som pode ser descrito como um pop-eletronico-indie-melodico. Os arranjos, a melodia e a voz de Ellie formam "Lights" um álbum execelente. O ponto alto para mim é o cover de "Your Song", o clássico do Elton John. Destaques: "Guns And Horses", "Starry Eyed", "Lights", "Your Song" e "Animal".




24 - Demi Lovato - Unbroken: Pois é, uma ex-Disney se encontra aqui e não me condenem. Depois de passar por uma reabilitação, Demi Lovato voltou com um álbum extremamente pop, diferente do som que ela fazia nos dois primeiros álbuns. Ela foi rodeada de ótimos produtores que consiguiram amadurecer o seu trabalho, mas sem ser vulgar, como outras que acabaram indo por esse caminho, para se livrarem da imagem de teen. Destaques:"Unbroken", "Who's That Boy" e "Skyscraper".


25 - Gorillaz - Singles Collection 2001-2011: Por último ficou um álbum que não possui nenhuma faixa inédita e sim uma compilação com todos os singles da banda virtual Gorillaz. O grupo virtual que mudou o conceito de vender música no início dos anos 2000, chega ao fim e com um álbum merecido para os fãs do grupo ou aqueles que querem possuir um bom resumo da carreira deles. Não tenho nem o que destacar desse álbum, pois ele merece ser escutado do começo ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário